segunda-feira, 25 de maio de 2009


moda
Lojas Fast Fashion

A uniformização de tendências através das lojas de departamento
As lojas fast fashions, também conhecidas como lojas de departamento tem ganhado cada vez mais espaço em nosso dia-a-dia, isso porque elas são responsáveis por trazer as mais novas tendências por preços bem mais acessíveis
O que parece ótimo também pode ser encarado como péssimo para alguns, uma vez que a maioria dessas lojas não possui um designer fixo, e por isso, muitas vezes perdem sua personalidade ao reproduzir desfiles de alta costura a preços de banana.

“após fazer todo um processo de pesquisa às necessidades do consumidor, elas trazem aquilo que o consumidor precisa por um preço que ele pode pagar”

A jornalista Patrícia da Silva Stefani explicou em sua monografia :“a elite da moda, constituída por estilistas, divulgadores e primeiros usuários, faz o lançamento de determinada tendência. A massa copia esses novos elementos de vestir, o que faz com que os mesmos diminuam seu valor em uma relação inversamente proporcional ao processo de massificação.” Ou seja, a massificação, a produção em serie é algo inevitável em mundo como o da moda, onde o desejo de aceitação é intensificado pela possibilidade de se passar qualquer informação através da indumentária.
Então qual seria a verdadeira face dessa historia? As lojas de departamento são excelentes por nos aproximar da moda ou são ruins por copiarem estilistas famosos, deixando o valor da arte em moda para trás? Para o estilista Nélio Pinheiro, “é bom. É bom porque alem de ser uma maneira de evitar o pirateamento, uma vez que os produtos de lojas de departamento levam a moda às classes mais baixas sem ter que fazer uma cópia de logotipo, é disso que a moda vive, de tendências, e após fazer todo um processo de pesquisa às necessidades do consumidor, elas trazem aquilo que o consumidor precisa por um preço que ele pode pagar. Fato é, para fazer toda uma coleção, com peças únicas, é necessário muito dinheiro, não tornando possível vender por tão pouco.”
Outro item positivo sobre essas lojas é que elas contam com profissionais chamados de olheiros da moda, ou seja, os cool hunters, que em um processo de apenas 20 dias levam às araras tudo o que o consumidor precisa, então não a muito o porque de perder tempo com suspeitas de copia, afinal o único meio de se captar o teor artístico de uma coleção é através da peça original. Fica a dica.

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